casa jardim américa

projeto Brasil Arquitetura com participação de Guega

O projeto da Casa Jardins aconteceu antes mesmo da formalização do Estúdio Guega. Guega trabalhava na Brasil Arquitetura e foi convidada para projetar a reforma de um casarão estilo neocolonial no bairro Jardim América. Estabeleceu-se uma parceria entre a arquiteta e o escritório Brasil Arquitetura para desenvolver o projeto.
O térreo da casa revelava a antiga divisão entre os ambientes dos donos da casa e dos que a serviam. De um lado amplas salas para música, estar, jantar e jogos e do outro uma copa, cozinha, despensa e lavanderia com nenhuma graça e pouca luz. Duas escadas promoviam a circulação entre os dois pisos. A social, ampla e bonita, saindo de um generoso hall e a outra, estreita e sem nenhuma luz, junto aos cômodos de serviço, dava acesso aos quartos, pelo fundo. No quintal, um muro dividia a área de serviço do jardim dos patrões. No pavimento superior, uma reforma, que provavelmente visava aumentar o número de banheiros, criou um verdadeiro labirinto entre os cômodos.
Nossa tarefa era repensar toda a planta da casa, para, no térreo, criar uma ampla e arejada copa e cozinha, que tivesse uma relação direta com o jardim e transformar a sala ao lado numa sala  de convívio da família. A solução foi demolir parte da lavanderia existente para alinhar a antiga área de serviço com a sala da família, transferir a lavanderia para os fundos da nova copa-cozinha que ganhou amplas portas de vidro para o jardim. Na áera externa, demolimos o muro de divisão do jardim, criamos uma piscina de 20m para prática de natação, e novo paisagismo. No pavimento superior, criamos um grande hall para sala de estudos e brincadeiras das crianças e foram reorganizadas 4 amplas suítes.
As janelas treliçadas, que eram o grande charme da casa foram mantidas e pintadas, mudando sua cor de azul (clássico colonial) para vermelho, assim como toda nova caxilharia. Diversas novas janelas foram criadas e aquelas que levaram treliças ganharam um desenho ortogonal, mais contemporâneo, distinguindo assim as janelas existentes das novas.

ano 2017
autores Marcelo Ferraz, Francisco Fanucci, Cícero Ferraz Cruz e Guega Rocha Carvalho  
colaboração Heloísa Oliveira e Roberto Brotero
localização São Paulo, SP
área  450m²
estágio construído
engenharia Lico Construções
paisagismo Rodrigo Oliveira
fotografia Juliana Deeke