livraria cabeceira


A livraria Cabeceira foi um projeto que participamos desde o início, fundindo a experiência de planejamento de marcas com arquitetura. Colaboramos com a concepção da identidade da marca, escolha do local para implantação da livraria e desenvolvemos o projeto de arquitetura. 
No lote escolhido para a implantação da livraria, havia uma casa térrea com uma planta problemática e falhas estruturais. Optou-se por demolir a construção existente e construir um novo galpão de características industriais, com estrutura de concreto armado e vedação de bloco de concreto aparente.
No térreo, implantamos a loja e as áreas de apoio (banheiro, cozinha e estoque) e no mezanino criamos um espaço multiuso, para oficinas culturais, palestras e pequenas exposições. Para iluminar o estreito e extenso galpão de 5x16m, rasgamos uma abertura zenital em toda extensão longitudinal do edifício. No piso, combinamos pedras portuguesas amarelas que marcam a entrada do pedestre e a saída para o jardim dos fundos com Tecnocimento, no mesmo tom, para criar uma conexão interessante entre exterior e interior. A marcenaria é toda feita em compensado naval de pinus cru.  Um balcão ao lado de toda a extensão da escada acomoda o caixa e o balcão do café. Ao centro, mesas e carrinhos com rodas ajudam na exposição dos livros, permitindo mobilidade na disposição da loja. Em todas as paredes do térreo são fixadas estantes para livros. Em algumas delas, prateleiras avançam quatros centímetros, área em que são impressas, a laser, frases literárias selecionadas pelo livreiro. Essas frases criam um percurso, que, poeticamente, contam a história da literatura brasileira.

ano 2019
autoras Guega Rocha Carvalho e Heloísa Oliveira
colaboração Neno Loschi e Juliana Flahr
localização São Paulo, SP 
área 132m²
estágio construído  
engenharia  SPBA Engenharia
estrutura Ricardo Ferrari Nadoti
marcenaria V.P | Marcenaria
exposição Pulsações
fotografia de Maria Eugênia Nabuco, curadoria
de Paulo Marcos Lima, expografia e montagem de Dante Nabuco Leva
fotografia
Juliana Deeke