sede estúdio guega


Uma das premissas básicas para a reforma da sede do nosso escritório era estabelecer uma relação com a cidade, mesmo considerando que se trata de uma escala mínima: um pequeno sobrado com 5m de frente. Quando iniciamos o desenvolvimento do projeto, percebemos que o pequeno degrau existente de 20 cm de altura x 25 cm de profundidade, que ficava para fora do portão, servia de banco para funcionários dos estabelecimentos comerciais do entorno descansarem e desfrutarem da sombra da árvore que fica em frente à casa. Decidimos então criar um novo portão metálico que se desdobra num banco, fixado num pórtico com ganchos para pendurar, quando estamos por perto, um balanço e, assim, criamos uma micro praça.

Há um desnível de 80 cm da calçada para o interior da casa. Eliminamos todos os degraus existentes entre a calçada e entrada da casa e criamos uma rampa para garantir acessibilidade universal e implantamos um jardim atrás de onde fica o balanço. Nivelamos o patamar do quintal da frente com o piso de todo o térreo, e usamos o mesmo ladrilho hidráulico liso em todo pavimento, criando uma relação mais fluida entre exterior e interior.

Reforçamos a estrutura, com vigas metálicas, das paredes de entrada e saída da casa para o quintal da frente e dos fundos, possibilitando a abertura total dos dois vãos. Na frente, criamos uma nova caixilharia com janelas com uma pele de chapa perfurada, garantindo segurança e privacidade, com bastante entrada de luz e ventilação para a copa. No fundo, uma porta camarão envidraçada abre-se totalmente, integrando o jardim com a sala multiuso, dobrando a sensação espacial. O ladrilho hidráulico se repete no espelho d’água que compõe o  jardim, que é totalmente suspenso em grandes caixas metálicas coloridas, das mesmas cores das paredes. 

No piso superior, os forros foram retirados e toda a estrutura do telhado revelada e recuperada, criando duas salas de trabalho com generoso pé direito. A nova sede do estúdio tornou-se um espaço muito inspirador para se trabalhar, conviver e principalmente compartilhar.

ano 2022
autora Guega Rocha Carvalho
colaboração Ana Paula Marques, Heloísa Oliveira, Neno Loschi
localização  São Paulo, SP
área  128m²
estágio construído
engenharia Lico Construções
estrutura Ricardo Ferrari Nadoti
serralheria Metaleiro (caixilhos e portão) ; Atelier Edição Limitada (mobiliário)
marcenaria V.P | Marcenaria 
paisagismo Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone 
fotografia Juliana Deeke